Script FR para Metatrader 5

Aqui disponibilizo um script que fiz para Metatrader 5 para obter o FR (Força Relativa) de um conjunto de ações desejadas onde será gerado um arquivo com as ações e o respectivo FR. Mais detalhes sobre o FR na página Seleção das ações. Resolvi fazer esse script devido a dificuldade de gerar essa informação com softwares tradicionais e a falta dessa informação pronta no mercado brasileiro.

O Metatrader não é tão prático e ágil como o Metastock para esse tipo de coisa. O Metastock roda um Explorer (como é chamado lá) em menos de 5 segundos. O Metatrader para esse tipo de script é bem mais lento e menos robusto e dá problemas no script caso a base de dados necessária não esteja toda carregada no computador. Quando adicionamos um ativo na Observação de Mercado, não é feito o download dos dados nesse momento. O download só é feito se abrirmos um gráfico desse ativo ou se rodarmos um Expert Advisor (EA ou robô). Rodando o script para gerar o FR sem que os dados estejam carregados dará alguns erros, travamentos e até inconsistências de informações. O script até tenta fazer o download mas nem sempre consegue. Ou seja, não é o software ideal para obter essa informação mas funciona e conseguimos extrair a informação desejada.

Portanto o processo deverá ser feito em 2 fases:

1) Rodar EA CarregaDados

Esse Expert Advisor somente varrerá todos os dias negociação das ações, forçando que o Metatrader faça o download dos dados para o computador.

O EA pode ser baixado aqui.

Após baixar, deve ser copiado na pasta Experts, que está dentro da pasta MQL5 do seu MT5. Exemplo: C:\Arquivos de Programas\MetaTrader 5 Terminal\MQL5\Experts

Depois abre o MT5 e o “CarregaDados” vai aparecer na janela Navegador na seção Consultor expert ou Expert advisor.

O cálculo do FR será feito entre todos ativos que estiverem na janela Observação de Mercado. O ideal é ter o maior número de ações possíveis para que o cálculo seja mais real. Eu uso cerca de 300. Antes de rodar o EA e o script, popule a lista com todos os ativos desejados. Pode ser utilizado um arquivo texto com o nome das ações e carregar de uma vez.

Para rodar o EA em modo backtest, vá no menu Exibir e clique em Testador de Estratégia ou aperte CTRL+R. Na aba Configuração preencha os campos como a tela abaixo. O tempo gráfico deverá ser o mesmo que será utilizado no script do FR posteriormente.

Clique no botão iniciar no canto inferior direito e aguarde o processamento completo através da barrinha verde que marcará o andamento. O log é mostrado na aba Diário. Uma vez terminado, os dados já terão sido carregados e pronto para rodar o script no próximo passo.

2) Rodar Script GeraFR

Esse script fará a leitura dos preços das ações com os parâmetros configurados e gerará um arquivo com o FR calculado.

O script pode ser baixado aqui.

Após baixar, deve ser copiado na pasta Scripts, que está dentro da pasta MQL5 do seu MT5. Exemplo: C:\Arquivos de Programas\MetaTrader 5 Terminal\MQL5\Scripts

Depois abre o MT5 e o script “GeraFR” vai aparecer na janela Navegador na seção Scripts.

Pelo modelo do MT5, sempre precisa de haver um gráfico aberto para que um script seja rodado. Para esse script não importa qual é, nem o tempo gráfico que está, pois o script acessa direto os ativos da Observação de mercado e será calculado utilizando o tempo gráfico escolhido, considerando somente o fechamento.

Para rodar o script dar 2 cliques nele. Vai abrir uma janela como a seguinte:

Na aba “Parâmetros de entrada” pode ser configurado o nome do arquivo de saída com extensão .csv, o número de candles para o cálculo da variação percentual que é a base do FR (eu uso 26) , o tempo gráfico ou timeframe (eu uso no semanal – 1 Week), o candle inicial para base do cálculo, que normalmente será 0 (zero), o que significa o último candle no gráfico, e se quer mostrar o andamento do cálculo. Ao rodar o script pela primeira vez, os parâmetros preenchidos já serão o padrão que eu uso. O ideal é rodar no fim de semana após finalizar o pregão de sexta-feira. O candle inicial pode ser colocado um número que representa quantos candles (semanas) atrás que se quer ver o FR. Isso seria para fins de estudo, na prática o que vale é sempre o mais recente.

Depois é só dar OK para começar a execução. O script pode demorar alguns minutos para rodar. Será mostrado o andamento em percentual na tela. No fim da execução será informado onde o arquivo foi gravado (um diretório padrão do MT5).

Será gerado um arquivo com nome “FR.csv” ou outro escolhido, basta dar 2 cliques nele que será aberto com o Excel com as colunas Ação, Variação (%), o FR, o último preço e o volume. Aí pode ser ordenado pela coluna FR do maior para o menor e depois salvar como arquivo do Excel (extensão .xlsx).

Se desejar cancelar a execução do script no meio, basta clicar com o botão direito no ícone amarelo no topo direito do gráfico, ao lado do texto “GeraFR”, e depois em “Remover”.

Caso tenham dúvidas ou sugestões por favor comentem!

Espero que esse script possa ajudar as pessoas que busquem essa informação.

Abraços a todos e bons trades!

Rodrigo Sibin Lichti

Obs: As informações colocadas aqui são simplesmente meus registros pessoais, não são recomendações de investimentos para outras pessoas. Não sou profissional certificado de investimentos e não posso orientar nenhuma pessoa a comprar ou vender determinado ativo. Os comentários e respostas para os leitores são simplesmente trocas de idéias entre investidores.

%d blogueiros gostam disto: