Inicial > Carteira, Oportunidades > Atualização semanal – 25/07/2025 – E abandonando Brasil

Atualização semanal – 25/07/2025 – E abandonando Brasil

É, não está dando não! 4 anos de bolsa que praticamente não sai do lugar, quase nenhuma ação fazendo boas tendências de alta duradouras.

Com a economia do país ruim, recorde de fechamento de empresas (algumas grandes no meio), recorde de recuperações judiciais, e só piorando, sem nenhuma perspectiva de melhoras no curto e médio prazo (obrigado a todos os envolvidos!), não tem condições de continuar investindo forte na B3.

Já tinha uma parte do patrimônio nos EUA, essa semana transferi outra boa parte que estava na corretora BR para os EUA. Focar no investimento lá onde tem muito mais opções, mais empresas, mais ações subindo a todo momento, mais movimentos fortes. E com o tempo pretendo deixar menos ainda aqui, uma pequena parte, a não ser que no futuro as coisas melhorem bem, e tenhamos ciclos na bolsa como 2016 a 2019. Caso contrário, ficamos no EUA mesmo!

Se compararmos o IBOV com o S&P500 nos últimos anos a diferença é brutal.

IBOV:

S&P500:

Quando a bolsa anda aqui, como 2016 a 2019, é a melhor bolsa que tem. Tendências limpas, fortes semanas de altas seguidas, correções pequenas ou médias, fortes valorizações de muitas ações, como descrevi na página Tendências de alta ideais. Infelizmente são poucos anos por década com esse cenário, historicamente, então complica demais penando com muitos anos de queda ou laterais, com muitos stops, sinais faltas, falhas de continuações de tendência.

Aí vou citar o Stormer num vídeo que vi recente dele, mais ou menos assim: “Desde que comecei na bolsa, eu já cometi milhares de erros, como praticamente todo mundo. Mas se eu fosse escolher qual foi meu maior erro de todos, foi ter começado a estudar e dedicar tempo fazendo trades no Brasil ao invés dos EUA”. Portanto agora é só:

E foco cada vez mais em estudos de estratégias para operar lá.

Compras na semana:

Ajustes de stop:

Stops atingidos: MDNE3, TFCO4 e TEND3 no stop inicial

Ações no radar: CURY3, SAPR3.

Minha carteira atual de Trend Following:

Data Entrada Ação Setup Preço Compra Preço Atual Variação Stop atual
22/04/2025 LAVV3 RompS 9,79 11,87 21,25% 10,67
19/05/2025 ASAI3 RompS 10,14 9,70 -4,34% 8,77
27/05/2025 CEAB3 RompD 17,81 15,96 -10,39% 15,79
02/06/2025 DIRR3 RompD 39,40 38,30 -2,79% 36,77
10/06/2025 LAVV3 RompD 12,05 11,87 -1,49% 11,31

Legenda:
RompS = Rompimento Semanal
RompD = Rompimento Diário
CorrS = Correção Semanal

Boas tendências!

Rodrigo Sibin Lichti

Obs: As informações colocadas aqui são simplesmente meus registros pessoais, não são recomendações de investimentos para outras pessoas. Não sou profissional certificado de investimentos e não posso orientar nenhuma pessoa a comprar ou vender determinado ativo. Os comentários e respostas para os leitores são simplesmente trocas de idéias entre investidores.

Categorias:Carteira, Oportunidades
  1. Avatar de Hernán Léo Valverde de mello
    Hernán Léo Valverde de mello
    25 de julho de 2025 às 20:41

    Boa noite Rodrigo, concordo com você. Poderia postar as entradas nos EUA?Se você pudesse nos ajudar a instruir sobre tributação , custos e ajustes na sua estratégia para o mercado americano, seria de grande valia. O seu comentário caiu como uma luva no momento atual. Eu estou seriamente pensando em diversificar também. Não sair Brasil mais também aplicar lá.Acredito se você publicar também o mercado americano e nos ajudar nisso seria um show. Vai abrir a mente das pessoas. Nós ficamos acomodados aqui e o tempo está passando e nada acontece no mercado desde meados de 2021 para quem é trend follower. Obrigado.

    Yahoo Mail: Busque, organize e aumente sua produtividade

    • 25 de julho de 2025 às 22:05

      Fala Hernán!

      Cara, estou fazendo swing trade lá, operando tendências também porém mais curtas, de semanas. A coisa é mais dinâmica e maior volume de ações pra monitorar e tudo mais. Fica bem complicado ir atualizando isso no site. Bem diferente do position aqui do blog.

      Mas com certeza podemos ir trocando ideias sobre tudo dos EUA, como transferência de dinheiro, corretora, impostos, custos, estratégia e tudo mais. Porém acho que o melhor lugar para isso é no whatsapp, pra ter uma conversa mais dinâmica, online, e em grupo que várias pessoas podem colaborar e aprender juntos. Então se você tiver interesse me passa seu celular ou email que te mando o link. (Depois você pode apagar aqui dos comentários para não ficar registrado)

      E realmente, vamos ficando acomodados aqui e o tempo vai passando e nada. E nosso dinheiro perdendo valor e sem rendimentos praticamente. Temos que ir atrás de onde a coisa está andando.

      Abraços!

  2. Avatar de guilherme1000000
    gvettusouza
    26 de julho de 2025 às 16:49

    Rodrigo,

    Primeiramente, parabéns pelo material e, principalmente, pelos anos de esforço literal para seguir firme no Brasil, enfrentando os inúmeros altos e baixos políticos e econômicos que tivemos. Quem se dedicar a ler tudo o que você construiu certamente poderá tirar boas conclusões. Mas algo recorrente que vimos nas últimas décadas é que, quando o pêndulo vai longe demais para um lado, costuma haver um retorno ao centro, o que historicamente acaba beneficiando algumas ações. Estou na mesma que você, apenas fora.
    Tomara que tenhamos sucesso como país e que a bolsa consiga atrair mais investidores.

    Boa sorte!
    Abraço!

    • 26 de julho de 2025 às 20:35

      Valeu! Concordo com a parte que quando piora, tende a retornar para um centro despiorando um pouco as coisas. Apesar de que o ideal não seria para retornar à uma mediocridade aceitável, mas sim um mais com mais liberdades econômicas e consequentente mais prosperidade para empresas e pessoas, e por tabela nas ações. Mas aí é esperar demais do Bananil! Mas quando essa época voltar de melhora no país e bolsa, facilmente eu posso retornar o dinheiro para cá para aproveitar a boa fase! O importante é buscar investimentos melhores enquanto está ruim.

      Boa sorte para nós!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário