Setup – Juntando tudo

Por fim, nessa página mostro exemplos de operações de acordo com as regras e indicadores explicadas nas páginas anteriores. Também aproveito para falar sobre operações piramidadas (novas compras da mesma ação já em carteira) e considerações finais.

Juntando Tudo

Segue alguns exemplos juntando todos os indicadores e os pontos de compra e venda. A seta azul indica onde teria sido feita a compra. A linha azul acima dos preços é a resistência, a amarela é a MM9, um outro tom de azul no meio das linhas é o tamanho máximo da correção, os pontos verdes são o Parabolic SAR, a linha laranja é o stop ATR e a seta vermelha indica onde teria sido pego o stop móvel ou inicial e fechado a posição. A entrada mostrada em cada gráfico não seria a única disponível, várias correções ocorreram no período, mas mostrarei somente uma para deixar mais simples.

estrategias_setup_operacao_amar3

estrategias_setup_operacao_hgtx3

estrategias_setup_operacao_krot3

estrategias_setup_operacao_jhsf3

estrategias_setup_operacao_igta3

estrategias_setup_operacao_pssa3

estrategias_setup_operacao_goll4

Piramidar entradas

Agora que já mostrei todo meu método de operação, vou descrever como eu piramido entradas, isto é, faço novas compras de uma ação que já tenho. Se a tendência e força de subida de uma ação está muito forte, eu tenho interesse de comprar mais dela para aproveitar a oportunidade.

Para fazer novas compras as regras de entrada são as mesmas vistas até aqui, todos os requisitos tem que ser cumpridos para uma nova entrada, inclusive o FR acima de 90, indicando forte tendência. Para facilitar podemos pensar como se fosse uma ação diferente. O stop inicial dessa nova posição será diferente do stop móvel da posição anterior.

Para poder fazer uma nova compra da mesma ação a regra adicional é que a primeira posição deve ter saído da zona de prejuízo, ou seja, o stop móvel da posição anterior esteja acima do preço de entrada. Isso quer dizer que se os preços cairem a partir desse ponto, a primeira posição sairá no lucro (com exceção de acontecimentos extraordinários). A partir desse ponto eu estou autorizado a comprar mais dessa mesma ação se assim desejar e achar vantajoso, ao invés de diversificar em outras ações.

Vou exemplificar nos gráficos abaixo como seria.

As setas azuis indicam o candle de compra no rompimento do Donchian. As linhas azuis indicam o nível de preço da entrada. As linhas vermelhas abaixo das azuis são o stop inicial. A linha contínua laranja é o stop móvel ATR. As setas verdes indicam o momento em que o stop móvel cruzou o preço de compra (linha azul), portanto permitindo novas compras. As setas e linhas amarelas indicam o valor do stop móvel da posição anterior, podendo notar que o stop móvel é bem inferior ao stop inicial da nova posição. Uma vez que o stop móvel da posição anterior atinja o mesmo valor do stop inicial da nova posição, podemos juntar as quantidades de cada posição e colocar somente um stop no home broker, tratando a partir daí como uma posição única.

Conclusão

Essa é a estratégia que uso para operar ações no longo prazo. É importante dizer que os indicadores e parâmetros que uso não são os melhores existentes, porque o melhor é relativo. Quando mudamos o stop por exemplo, o lucro pode aumentar porém a perda também. Então essa foi a forma que EU escolhi para operar e quis detalhar nesse blog para servir de um ponto de partida de como montar uma estratégia de longo prazo de trend following. Mas é importante que cada trader monte a sua de acordo com seu perfil e com suas crenças.

O importante não é só o setup e o operacional, mas todos os itens que descrevi ao longo dessa seção. Tentei descrever o melhor possível, porém talvez eu não tenha conseguido escrever 100% da minha análise, posso ter deixado alguns detalhes na minha cabeça. À medida que forem surgindo questionamentos eu vou atualizando a estratégia com mais detalhes.

Para quem utiliza o software Metatrader 5, disponibilizado gratuitamente em algumas corretoras, eu deixo os indicadores que eu uso e template de tela no link: Indicadores e Template para Metatrader 5.

Para quem utiliza o software ProfitChart da Nelogica eu também deixo os indicadores que eu uso e template de tela no link: Indicadores e Template para ProfitChart.

Em conjunto com a estratégia, um ponto importante a ser considerado são os aportes (depósitos) de dinheiro regulares na conta da corretora, de forma a contribuir para a multiplicação do capital. Trato isso com detalhes no seguinte post: A importância dos aportes regulares na construção de riqueza

Sintam-se à vontade para questionarem, tirarem dúvidas, pedirem explicações ou sugerirem melhorias na estratégia!

Nesse post eu deixo uma referência das minhas inspirações para montar minha estratégia como é hoje: Minhas inspirações para construir minha estratégia de trading em Trend Following

Aqui deixo um link para os posts dos resultados anuais da minha carteira de ações seguindo essa estratégia: https://traderrodrigo.com.br/category/resultados/

Abraços a todos e bons trades!

Rodrigo Sibin Lichti

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: