Inicial > Aprendizado, Operações > A importância do stop móvel bem definido

A importância do stop móvel bem definido

O stop móvel é um importante instrumento de proteção de capital e também de timing para encerrar uma operação lucrativa. Minha estratégia se baseia no gráfico semanal buscando operações de longo prazo, portanto usar um stop móvel muito curto me tirará da operação em qualquer leve correção ou ruído que o mercado fizer. Se eu usar um stop móvel muito longo permitirá que a posição flua mais livremente e medida que os preços sobem porém deixará muito lucro na mesa quando encerrar a posição. Portanto o segredo está em achar o stop móvel ideal.

Em meus backtests que fiz em diversas ações por vários anos, cheguei a conclusão para usar o stop ATR com multiplicador 3.0, conforme descrito no menu Estratégias: Setup – Parte 3. O stop está mais para longo, porém tentando achar um valor ótimo em comum entre as ações para que ele não seja pego em correções intermediárias, somente nas maiores e que possuam maiores chances de reversão da tendência primária.

Abaixo é um exemplo de um stop móvel extremamente bem colocado. É o gráfico da minha posição em RADL3, a seta azul foi onde eu comprei, no ponto da linha verde horizontal. A linha azul clara oscilando abaixo dos preços é o nível do stop ATR. A linha vermelha horizontal é onde estava meu stop até sexta-feira. Em agosto os preços fizeram uma correção de 3-4 semanas e em setembro voltaram a subir, e agora vou aumentar o stop, passando do meu ponto de entrada. O stop ficou bem abaixo de onde os preços passaram, considerando que se caíssem mais haveria maiores chances de reversão, portanto seria mais prudente sair da operação.

radl3_20160924

Abraços a todos e bons trades!

Rodrigo Sibin Lichti

Anúncios
Categorias:Aprendizado, Operações
  1. Marcelo Silva
    8 de setembro de 2017 às 11:24

    Oi Rodrigo, essa linha do stop ATR não deveria se manter quando os preço caíssem? Vejo no gráfico que o stop ATR baixou junto com o preço, mas um stop nunca anda para baixo numa operação de compra, apenas para cima, dessa forma ele deveria se manter na mesma posição que a linha vermelha até que os preços voltassem a subir ou ser atingido pelo stop ATR.

    • 8 de setembro de 2017 às 14:45

      Fala Marcelo!
      Dá na mesma! Só muda o modo de como o indicador é plotado. Nesse caso desse gráfico, o indicador estava sendo plotado de forma absoluta, mostrando o valor do stop ATR em cada candle sem considerar os valores anteriores. Mas é claro que o stop no Home Broker só sobe, nunca desce, então se o indicador caiu, não mexemos no stop no HB, somente se ele subir.
      Mas esse post é um pouco antigo, agora já alterei o indicador de modo a mostrar o maior valor do Stop ATR das últimas 26 barras, bem como o multiplicador que uso agora é de 3,5 como pode ver no post: https://traderrodrigo.com.br/estrategias/estrategias-setup-parte-3/
      Abraços!
      Rodrigo

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: