Atualização semanal – 29/07/2018
Nenhuma compra feita essa semana.
Nenhum ajuste de stop e nenhum stop foi atingido.
Possíveis entradas para essa semana:
Ação | FR | Setup | Preço entrada | Stop inicial | Risco |
FHER3 | 99 | Correção Diário | 7,32 | 5,44 | -25,68% |
FIBR3 | 94 | Rompimento Tendência | 77,01 | 69,95 | -9,17% |
INEP4 | 99 | Rompimento Tendência | 8,2 | 6,18 | -24,63% |
QGEP3 | 97 | Rompimento Tendência | 17,81 | 14,85 | -16,62% |
Obs 1: FHER3 fez uma mega subida e uma mega correção, a volatilidade aumentou absurdamente, vou fazer uma operação meio diferente comprando no rompimento da congestão da correção olhando no gráfico diário, com stop abaixo da mínima da correção. Mesmo no gráfico diário o risco está muito alto (25%) devido ao aumento da volatilidade, então o position sizing me faz operar com praticamente 3 vezes menos capital que FIBR3 por exemplo.
Obs 2: INEP4 tem uma liquidez bem baixa mas no limite do meu aceitável, média semanal de R$ 100 mil. Sendo assim vou operar com metade do meu risco por operação (0,5%), que somado com o alto risco (24%) me dá um volume financeiro baixo para essa operação.
Obs 3: baixei o stop inicial da QGEP3, portanto o position sizing foi alterado também.
No radar do mês: FHER3, FIBR3, INEP4, QGEP3
Minha carteira atual de Trend Following:
Data Entrada | Ação | Period. | Estratégia | Variação |
14/08/2017 | UNIP6 | Position | Rompimento Tendência | 362,21% |
09/11/2017 | UNIP6 | Position | Rompimento Tendência | 215,16% |
16/11/2017 | MAGG3 | Position | Rompimento Tendência | 41,95% |
14/02/2018 | UNIP6 | Position | Rompimento Tendência | 90,09% |
05/03/2018 | SLCE3 | Position | Rompimento Tendência | 55,62% |
03/05/2018 | SUZB3 | Position | Rompimento Tendência | 8,01% |
15/05/2018 | IRBR3 | Position | Rompimento Tendência | 7,14% |
26/06/2018 | SLCE3 | Position | Rompimento Tendência | 8,28% |
17/07/2018 | MGLU3 | Position | Rompimento Tendência | -0,31% |
Bons trades!
Rodrigo Sibin Lichti
Obs: As informações colocadas aqui são simplesmente meus registros pessoais, não são recomendações de investimentos para outras pessoas. Não sou profissional certificado de investimentos e não posso orientar nenhuma pessoa a comprar ou vender determinado ativo. Os comentários e respostas para os leitores são simplesmente trocas de idéias entre investidores.
Boa tarde Rodrigo !
Gostaria de saber daqui pra frente como será a estratégia da FHER3,(volatilidade monstra), o preço agora no mercado tá subindo mais de 16%.Forte abraço
Oi Sérgio,
Vou seguir acompanhando pelo semanal agora, mesma estratégia de stop das outras! Só a entrada que fiz diferente no diário. Hoje ela foi forte, vamos ver o desenrolar dela!
Abraços!
Bom dia Rodrigo! Parabéns pelo grande trabalho e obrigado sempre por compartilhar sua valiosa experiência.
Tenho uma dúvida sobre um ponto: a escolha de um papel para ser vendido.
Nas situações em que não há recurso disponível para entrada em outro papel com maior potencial, quais parâmetros poderíamos usar para definir qual ação vender? Poderia ser papel com preço estagnado há muito tempo, ação que subiu menos, menor força relativa?
Você tem uma estratégia definida pra esses casos?
Abraços!
Fala Fernando! Obrigado novamente!
Eu quase sempre uso a métrica do FR para a decisão, um papel que ficou muito fraco perante outros, tendo ficado de lado enquando outros subiram, ou que dá sinais de reverter tendência e passa por correções mais fortes, naturalmente terá o FR abalado. Mas eu gosto de ver graficamente cada ação também para confirmar esses pontos. Eu gosto muito de números porque ajudam a quantificar métricas e decisões, mas eu nunca dispenso a análise gráfica básica, ver como os preços tem se comportado.
Basicamente isso então, normalmente a que está com pior FR.
Abração e bons trades!
Parabéns pelo trabalho,comecei a acompanhar seu site a cerca de um mês e tem um ótimo material, não tenho seu estilo de entrada, utilizo mais rompimentos de linhas de tendência, mas espero mesclar um pouco com sua estratégia, continuarei acompanhando o trabalho, obrigado.
Muito obrigado Raphael. Não tem só um jeito certo de operar, existem diversos, e cada pessoa tem seu estilo e perfil emocional. O importante no fim é ter êxito ano a ano. O legal de acompanhar estilos de outras pessoas é que vamos tendo mais idéias para montar a nossa própria, isso é muito proveitoso. Eu mesmo fui evoluindo minha estratégia ao longo dos anos baseado em idéias que fui tendo dos outros.
Abração!
Sucesso dos trades!