Inicial > Carteira, Oportunidades > [Vídeo] Atualização semanal – 26/06/2021

[Vídeo] Atualização semanal – 26/06/2021

Vídeo com análise da minha atualização semanal.

Boas tendências!

Rodrigo Sibin Lichti

Obs: As informações colocadas aqui são simplesmente meus registros pessoais, não são recomendações de investimentos para outras pessoas. Não sou profissional certificado de investimentos e não posso orientar nenhuma pessoa a comprar ou vender determinado ativo. Os comentários e respostas para os leitores são simplesmente trocas de idéias entre investidores.

Categorias:Carteira, Oportunidades
  1. Fabrizio
    29 de junho de 2021 às 20:35

    Tudo bem ?
    Cai no seu blog por acaso. Achei muito bom ! Simples, honesto, sem enrolação …
    Acabei de fazer um treinamento do Stormer. Ele é bom, mas questiono a validade de set ups baseados em figuras que ele apresenta. Mas uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha foi quando ele disse que não recomenda operações com um capital acima de 500.000, 00 por questões de liquidez. Além disso ele recomenda operar com o mesmo capital fixo e converter os eventuais lucros em ações. Gostaria da sua opinião, por favor. Achei suas opiniões muito embasadas
    Abraço é sucesso

    • 29 de junho de 2021 às 22:54

      Fala Fabrizio, seja bem vindo. Que bom que achou o blog por acaso! Obrigado pelo elogio, você traduziu muito bem a minha idéia do site.

      Gosto muito do Stormer, é um dos poucos traders que eu admiro aqui no Brasil. Ele é muito inteligente e muito sistemático no estilo de trading, o que bate muito com o meu estilo. Ele tem muito conhecimento de muito assunto e é extremamente didádico nas explicações.

      Apesar disso, tem muita coisa que ele fala que eu não concordo.

      1) Aproveitando sua primeira questão sobre figuras, um problema que eu vejo de trader que fiz que usa milhares de setups diferentes é que perde um pouco a credibilidade prática. Por mais expert que um trader seja, acho que tem que focar em alguns poucos setups. Se ele diz que usa trocentos setups, é pq está focado mais em apresentar o setup do que realmente ganhar dinheiro usando. Agora não sei que setups de figuras você se refere, se for os clássicos de análise técnica eu nunca me interessei porque são extremamente subjetivos.

      2) Todo curso ele que ele ensina um setup ele fala que é fantástico, altamente lucrativo, em qualquer ativo e timeframe. Muito exagerado, quem faz backtests sabe que isso é longe de ser verdade.

      3) Sobre operações com capital acima de 500 mil, esse seria o capital total pra ações, o que diversificando ficaria algo na média de 50 mil para cada operação (de acordo com a minha média de diversificação), ou 500 mil seria o capital para CADA operação? Se for a primeira opção, 500k para capital total é ainda um valor bem baixo para ter problemas com liquidez. Se for a segunda opção, 500k por operação, onde o capital total provavelmente seria em torno de 5M, aí as coisas COMEÇAM a gerar problemas com liquidez dependendo do grupo de ações operado. Se for blue chips, vai de boa 500k. Se for small e mid caps, como eu opero, aí pode ser um valor muito alto para entrar de uma vez dependendo de cada ação, teria que vez o volume diário da ação para ver se comporta 500k em uma ordem, ou se teria que fazer múltiplas entradas, deixar um pouco no book. Mas ainda sim com 5M de capital total é totalmente viável fazer trades até em small caps. Ainda não cheguei lá para dizer com propriedade, mas acredito que até com umas dezenas de milhões é possível continuar nos trades sim, especialmente os de longo prazo, onde um slippage de alguns % na entrada e saída não são tão problemáticos.

      4) Já ouvi em vários vídeos ele falando desse lance de tirar todo lucro dos trades e comprar ações para buy and hold ou FII ou outros ativos para ficar mais permanentes em carteira, visando gerar renda passiva com dividendos e ir construindo patrimônio. Eu respeito esse pensamento dele para com o capital dele próprio, porém acho uma tremenda besteira ele ficar dando essa recomendação para todos os traders seguidores dele (que são muitos), ainda mais que a opinião dele tem muita moral entre as pessoas. Ele está criando traders medrosos e sem atitude para manter o trading uma vez que é bem sucedido. Se o trader só faz operações muito arriscadas, como day trade alavancado por ex, eu concordo que tem que manter uma grande parte em um local mais seguro. Agora para um position trader como eu, ou um swing trader mais de boa, a pessoa se especializou em um tipo de investimento em renda variável, que no caso é trading em ações. Imagina se a pessoa começou do zero e foi poupando e multiplicando o capital no trading. Quando vê chegou nos 10k, depois 50k, 100k, 500k… Só no trading. Agora pensa, se a pessoa tem mais 10 anos de experiência de mercado, já multiplicou o capital centenas de % ao longo de todos os anos, fazendo gestão de risco correta para se proteger em reversões, e o capital cresce consistentemente no longo prazo. Faz sentido tirar o dinheiro dali e colocar numa açãozinha mais ou menos pra buy and hold, que vai totalmente contra o princípio do trading de ter gestão de risco e se proteger de momentos adversos, seja da empresa ou do país ou do mundo? Diversificar em FII ou outra categoria de ativo é saudável, porém o foco vai ser o buy and hold e FII? E o trading vai ficando cada dia mais secundário referente ao percentual do patrimônio total? Se o cara se especializou em trading é porque acha que pode rentabilizar na média mais que outras formas de ativos e investimentos, aí quando ele vai ganhando dinheiro através disso, começa a abandonar mandando para um investimento teoricamente pior? Qual o sentido disso? Se após muitos e muitos anos de mercado o trader já tem uma mega segurança na sua estratégia, baseado em resultados reais, nada melhor e mais lógico do que continuar fazendo o que fez até então para multiplicar seu capital, e continuar o processo de multiplicação mantendo o trading e ações como parcela maior do patrimônio. Portanto acho muita baboseira essa história de ir tirando dinheiro do trading e mandando pra outras contas, especialmente se for position trading. Eu mesmo tenho mais de 95% do meu capital em ações hoje e mesmo quando esse capital se multiplicar bem mais, eu pretendo diversificar um pouco mais entre mercado imobiliário, de leve em renda fixa, e talvez outros, porém talvez mantendo no mínimo 75% em ações ainda, que é o que rentabiliza forte.

      Bem, acho que isso, ficou meio longa a resposta mas acabei dando uma desabafada, inclusive já falei assuntos semelhantes no meu grupo ao ouvir esses tipos de comentários do Stormer.

      Vamos trocando idéias! Abraços!

      • Fabrizio
        30 de junho de 2021 às 10:28

        Bom dia !

        Muito obrigado por responder

        500 k capital total, por isso achei estranho. Concordo com você que essa recomendação acaba criando traders medrosos e também acho que o foco, independente do valor, tem que ser no trading em si.
        Que software você usa para backtest?

        Abraços

    • 30 de junho de 2021 às 14:29

      Ah, 500k de capital total é mega tranquilo. Não entendo de onde ele tira uma informação dessas.
      Eu uso o Metatrader 5 para testar

      • Fabrizio
        30 de junho de 2021 às 15:11

        Nem eu. rs
        Muito obrigado !

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: