Inicial > Operações > Triste descoberta na MGLU3

Triste descoberta na MGLU3

Eu uso Metastock para gerenciar meus trades de position e uso o Metatrader 5 para day trade e fazer backtests automatizados. Essa semana resolvi dar uma olhada na MGLU3 pelo MT5 com o stop ATR plotado com as mesmas configurações do Metastock e achei estranho que na época que fui stopado pela segunda vez, em março, os preços não tocaram na linha do indicador:

Conferindo as configurações dos 2 softwares, confirmei que estavam todas iguais, mas o indicador não. Debugando o indicador ATR isolado acabei constatando que o cálculo nos 2 softwares são diferentes! Sendo no Metatrader o correto. O Metastock talvez por ser antigo (versão 10) tenha um cálculo diferente. Aí refiz o indicador stop ATR usando uma fórmula manual para o ATR ao invés do que vem na linguagem do software. Aí os valores bateram nos 2 softwares, a linha laranja é a antiga e a vermelha é a nova:

Fiquei desanimado. Como pode ser visto não era pra ter stopado com o indicador com cálculo correto. Poucas ações dão uma subida desse porte de tempos em tempos e eu não estou posicionado mais nela. Comprei no meio de 2016 a R$37 e vendi em outubro com mais de 100% de lucro depois de uma forte violinada. Depois recomprei a R$100 e deveria estar até hoje pelo meu sistema, onde estaria obtendo um excelente lucro, com mais de 300% considerando o ponto do stop. Todos meus testes de parametrização foram feitos no MT5, portanto stopei indevidamente por falha do software Metastock, que nunca reparei antes. Essa operação daria um bom aumento no rendimento da carteira ao fim do ano.

Mas enfim, estou só desabafando porque o passado não dá pra mudar. Já peguei uma dessas no passado (HGTX3 em 2009) e com certeza pegarei outras. Então bola pra frente que o game continua. Vou olhar os gráficos das minhas posições e reajustar os stops com os novos valores do indicador corrigido.

Quem está meio frustrado porque também ficou de fora desse super movimento da MGLU3 levanta a mão!

Abraços e bons trades!

Rodrigo Sibin Lichti

Obs: As informações colocadas aqui são simplesmente meus registros pessoais, não são recomendações de investimentos para outras pessoas. Não sou profissional certificado de investimentos e não posso orientar nenhuma pessoa a comprar ou vender determinado ativo. Os comentários e respostas para os leitores são simplesmente trocas de idéias entre investidores.

Anúncios
Categorias:Operações
  1. 13 de setembro de 2017 às 11:24

    Rodrigo, olhando de positivamente, que bom que você conseguiu identificar rapidamente essa inconsistência entre as plataformas. Não terá mais esse tipo de problema!

    Você programa muita coisa no MT5, que tem uma base atualizada, você já desenvolveu alguns scripts, indicadores, etc, você também tem acesso a versão full do MT5!

    Pergunto, porque você não migra de vez para o MT5, o que o Metastock tem que falta no MT5?

    Forte abraço.

    • 13 de setembro de 2017 às 12:37

      Fala Marcelo!
      O problema é que o MT5 tem algumas limitações em comparação ao Metastock:

      1) Só funciona de forma online
      2) Só tem dados dos últimos 9-10 anos para gráficos diário ou superior
      3) Como ele trabalha com dados intraday, manter todas ações da bolsa no software fica muito pesado e ocupa muito espaço em disco, em torno de 100GB.
      4) A facilidade do Explorer do Metastock de rodar um script em todos ativos em questão de poucos segundos não funciona bem no MT5, é extremamente lento e não funciona 100%.
      5) Só com a setinha vou passando ação por ação no mesmo gráfico no Metastock. No MT5 eu tenho que ter 300 abas abertas com os gráficos ou senão ir digitando ação por ação que eu queira visualizar.

      Portanto eu não me vejo migrando de software para a utilização do meu setup de position. O Metastock me traz muito mais facilidades nesse aspecto.

      Abraços!
      Rodrigo

  2. Clesio
    13 de setembro de 2017 às 18:31

    É uma pena perder um trade destes que poderia ter sido o trade da vida!
    Pois é Rodrigo, eu achei estranho tu ter stopado no semanal, pois eu nem no diário teria sido stopado caso tivesse entrado, (meu capital era insuficiente para um lote pelo meu position size).
    O Metastock é atualizado como/onde?

    Abraço.

    • 14 de setembro de 2017 às 21:14

      O trade da vida nem tanto! Há vários desses ao longo dos anos, mas com certeza diminui o rendimento do ano substancialmente.
      Os dados do Metastock são corretos, pelo QuoteBR, que vem da BDI Bovespa. O que estava errado era o cálculo do indicador, por causa do cálculo do ATR nativo do Metastock.

  3. 13 de setembro de 2017 às 21:26

    Entendi, por isso que quando rodo o script do FR no MT5 com muitos papéis tenho alguns problemas.

  4. Fernando Chiarelli
    14 de setembro de 2017 às 11:54

    Esquenta não Rodrigo, a VVAR11 vai andar bastante também :D.
    Abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: