Inicial > Aprendizado > Perdi a entrada (compra) da ação, o que fazer?

Perdi a entrada (compra) da ação, o que fazer?

Às vezes, geralmente por descuido, perdemos a entrada de compra em uma ação. Eu mesmo já fiz isso algumas vezes, faço todo dever de casa, analiso os gráficos, separo as ações que formaram o setup para compra, atualizo a planilha, atualizo o blog(!) mas esqueço de colocar a ordem no home broker! E é muito chato e frustrante! Principalmente se a ação dispara depois.

Então o que fazer nesses casos (que espera-se ser raros)?

Vamos tomar como exemplo a ROMI3 (gráfico ajustado), que inclusive um colega fez essa pergunta nesse período do gráfico.

A resistência estava em 7,75 na região mais a direita do gráfico semanal em dezembro. Eu fiz uma entrada no rompimento dessa resistência. Mas e se não tivesse feito? Quais as opções?

A primeira opção é esperar os preços recuarem até o preço de original de compra (7,75). É normal de uma vez acontecido o rompimento os preços recuarem e tocarem na resistência novamente, que acaba virando um suporte. Nesse caso da ROMI3 acabou acontecendo 2 vezes nas próximas semanas (linha horizontal azul):

A segunda opção é quando temos mais sorte e a ação rompe a resistência mas ainda fecha a semana abaixo do ponto de entrada. Nesse caso temos 2 escolhas: ou comprar imediatamente na abertura do pregão seguinte, provavelmente com preço mais barato que o original, ou colocar o start de compra no ponto original para confirmar se a ação atingirá aquele patamar novamente, dando uma segurança extra na operação, sendo menos suscetível a um rompimento falso. Exemplo acontecendo algumas semanas antes do gráfico anterior, onde está a seta azul:

Mas muitas vezes as ações com FR alto acima de 90 rompem e fazem uma forte alta sem olhar para trás (ou para baixo)! Nesse caso entram as próximas opções.

A terceira opção é pagar um pouco a mais do preço de entrada. Normalmente eu já aceito pagar um pouco mais, já que meu slippage que coloco no home broker na ordem de start de compra sempre é de 3% acima do preço de disparo. Apesar de não gostar quando as raras vezes que eu pego um slippage de 3%, digamos que num caso específico desses eu pagaria esse preço. Então nesse caso eu aceitaria comprar por no máximo 7,98.

Então se quando resolver comprar atrasado, os preços estiverem entre 7,75 e 7,98, eu compraria pelo valor de mercado. Agora se os preços estiverem acima de 7,98, eu poderia esperar os preços cairem e chegarem até esse patamar, mas eu acompanharia durante o dia o book e o gráfico intraday para ver se conseguiria comprar mais barato. É uma situação que não gosto, quando acontece fico meio ansioso. Por sorte é bem raro acontecer, mas acontece.

Então essa seria uma variação da opção 1 e seria uma opção bem particular, de esperar os preços cairem até o preço de entrada (7,75) ou até o preço com slippage aceitável (7,98). Como se tratam de ações em forte tendência de alta, pode gerar uma ansiedade e medo de esperar cair para entrar e os preços nunca chegarem a esse patamar e ficarmos de fora de uma possível forte alta posterior, gerando uma grande frustração. Então se for esse o caso, talvez fosse melhor aceitar e já tentar comprar na faixa dos 7,98 mesmo e saber que se os preços tiverem uma forte alta, o pequeno valor pago a mais será compensado.

Olhando pelo gráfico diário abaixo, vemos que o dia que os preços romperam a resistência (linha horizontal azul) fechou em 8,05 (primeira seta azul), o que significa 3,87% acima do preço de entrada, já fora de qualquer faixa aceitável de compra (linha horizontal verde). No dia seguinte a ação abriu a 8,19 e fechou a 8,62, que dá 11,22% acima do preço de entrada. Neste caso, dias depois os preços recuaram e atingiram os 2 patamares anteriores, mas em muitos casos isso não ocorre. Por isso se recuarem até somente a faixa mais alta talvez já seja interessante fazer a compra.

A quarta opção é se em último caso o preço não corrigir até o ponto de entrada ou aos 3% acima, eu acabo deixando passar a oportunidade e espero o preço corrigir no semanal até dar uma nova entrada pelo setup.

É o caso que aconteceu em UNIP6 em julho/2017 conforme gráfico abaixo. Caso fosse perdido a entrada do rompimento da resistência da linha azul, onde teria ocorrido na seta azul, não daria para entrar conforme nenhuma das opções anteriores, pois na semana do rompimento a ação subiu 37%! Nesse caso eu teria esperado uma nova correção, que aconteceu bem leve 2 semanas depois, formando uma nova resistência na linha verde, e eu poderia comprar no seu rompimento, que teria ocorrido na seta verde.

A quinta e última opção, mas que não costumo fazer porque sai do definido no meu setup e não testei essa variação, é olhar no gráfico diário e esperar uma correção, aí comprar na máxima do dia anterior, ou também acima da resistência mais próxima (topo recente). Tecnicamente são entradas válidas, o problema é onde ficará o stop loss inicial. Se puser no meu ponto original no semanal talvez fique muito longe. Se puser abaixo da mínima do candle recente formado (suporte no gráfico diário), ficará muito próximo, a chance de ser stopado é alta. Então por isso que é bem raro eu entrar no gráfico diário dessa forma.

É isso. Se alguém tiver outras opções interessantes por favor compartilhe!

Abraços e bons trades!

Rodrigo Sibin Lichti

Obs: As informações colocadas aqui são simplesmente meus registros pessoais, não são recomendações de investimentos para outras pessoas. Não sou profissional certificado de investimentos e não posso orientar nenhuma pessoa a comprar ou vender determinado ativo. Os comentários e respostas para os leitores são simplesmente trocas de idéias entre investidores.

Anúncios
Categorias:Aprendizado
  1. vitor lodi
    10 de março de 2018 às 15:41

    excelente post

  2. Fernando
    10 de março de 2018 às 16:56

    Bela aula, Rodrigo! Até hoje amargo ter perdido a entrada em LCAM3. Vida que segue!!!

    • 10 de março de 2018 às 17:19

      Obrigado Fernando!
      Realmente, todos nós passamos por isso. Dói mais o dinheiro que deixamos de ganhar do que o que perdemos!

    • 10 de março de 2018 às 17:27

      Acabei de ver que essa semana fechou com 200% na LCAM3! Chique demais!! Eu me “arrependo” de não ter comprado mais ao longo do caminho, mas só não fiz porque as correções foram maiores que o meu estipulado, então faz parte também…

  3. Gustavo Luciano Altoé
    11 de março de 2018 às 17:27

    Eu prefiro ficar de fora mesmo pq não gosto de perder o ponto de entrada e isso serve pra eu treinar meu psicológico pra suportar frustrações tbm. rsrs

    • 11 de março de 2018 às 18:11

      Verdade! Eu tento entrar ainda para não ficar de fora, normalmente dá certo, mas as vezes perde a chance mesmo…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: