Inicial > Aprendizado, Artigos > Somos Rêmoras na Bolsa!

Somos Rêmoras na Bolsa!

Os clássicos: Tubarões vs Sardinhas.

Dá pra imaginar quem é quem aí nessa figura e o que acontece nessa fartura né? rs

Praticamente todos que investem ou fazem trades na bolsa de valores já ouviram os termos dos participantes do mercado: tubarões e sardinhas.

Tubarões são os peixes grandes, os reis dos mares, e na bolsa são os players que dominam, que fazem os movimentos das ações, os que detém a grande parte do dinheiro movimentado. São investidores estrangeiros, institucionais, bancos e poucas pessoas físicas.

Sardinhas são os peixes pequenos e que normalmente são comidos pelos tubarões! São pessoas físicas que têm muito menos informações que os institucionais e tomam decisões com muito menos eficácia e acabam perdendo seu dinheiro para os tubarões. Pequenos investidores que em sua maioria não possuem critério objetivos e racionais para as decisões de compra e venda, seja para curto, médio ou longo prazo, normalmente não tendo uma estratégia consistente de atuação na bolsa. Pesquisas já mostraram que 90% das pessoas perdem dinheiro na bolsa.

Como é dito no jargão do mercado: “Sardinhas sendo comidos por tubarões”!

E o que somos?

Com certeza não somos tubarões! (Pelo menos 99,9% de nós)

Mas também não somos sardinhas! Somos pequenos, sim, mas não estamos perdidos nesse mar do mercado esperando algum tubarão nos devorar e nos tirar do game. Usamos controle de risco sempre pois sabemos que na renda variável ora acertamos e ora erramos, e nos caminhos que erramos não queremos ver Game Over. Também não ficamos nadando pra lá e pra cá dando mole e sem propósito. Nós temos um objetivo bem definido e não ficamos mordendo pouco lucro para ser compensado pelo pouco prejuizo, buscamos lucro sempre bem maior que o prejuizo para que o resultado seja positivo.

Então somos o que??

Somos RÊMORAS!!

Rêmoras são peixes amigos dos tubarões, que por consequência não são devorados por eles. Os peixes rêmoras nadam bem próximos aos tubarões e quando o tubarão pega alguma presa para comer, eles comem junto, em menor volume naturalmente.

Nós, seguidores de tendência, seguimos indiretamente os tubarões, os grandes do mercado, pois o grande volume financeiro deles geram a maioria das movimentações mais fortes das ações. Não temos acesso às decisões estratégicas de cada grande player porém quando partem para o operacional de compra de grande volume de ações de uma empresa, não passam despercebidos. Portanto ao invés de cedermos nosso dinheiro para eles, nós estamos sempre ao lado, muitas vezes sem ao menos eles estarem notando, mas estamos comendo a mesmo comida, estamos tendo muito lucro junto. Não a maior parte, mas uma boa quantia, em muitas vezes muito mais do que outros investimentos de renda variável.

Nosso objetivo é ajudar as sardinhas virarem rêmoras para assim prosperarem! Sair da parte dos 90% da estatística e passar para os 10%, de modo que esse número aumente cada vez mais.

Sucesso a todos e excelente trades!

Rêmora Rodrigo Sibin Lichti

Obs: As informações colocadas aqui são simplesmente meus registros pessoais, não são recomendações de investimentos para outras pessoas. Não sou profissional certificado de investimentos e não posso orientar nenhuma pessoa a comprar ou vender determinado ativo. Os comentários e respostas para os leitores são simplesmente trocas de idéias entre investidores.

Anúncios
Categorias:Aprendizado, Artigos
  1. Odilon Santos
    7 de outubro de 2019 às 20:07

    kkkkkkkk….Excelente texto. Sou novo no mercado (iniciei em 2013). Tubarões e sardinhas são manjados. Mas só agora descobri essa nova espécie de operadores. Muito bom, Rodrigo!

    • 7 de outubro de 2019 às 21:18

      Invenção minha rs
      Se alguém já falou isso antes não me serviu de inspiração!
      Abraços!

  2. 7 de outubro de 2019 às 21:54

    Como sempre excepcional a analogia e genial o comentário!!!!! Naveguemos por muitos anos nesse imenso oceano dos investimentos!!!!!

    • 7 de outubro de 2019 às 22:03

      Isso aí!
      Só não pode ser Dory (do Procurando Nemo), senão o cara vai comprar uma ação e não saber o que comprou nem porque kkkk
      Vamos firmes!

  3. benedito4583
    8 de outubro de 2019 às 20:42

    Boa noite Rodrigo:
    Vc já fez algum backteste com realizações parciais?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: